Dra. Lúcia Mergulhão
-
Doutora em Psicanálise;
-
Hipnóloga;
-
Psicanalista didata;
-
Psicanalista;
-
Sexóloga;
-
Especialista em Educação Sexual;
-
Terapeuta Sexual;
-
Pedagoga;
-
Historiadora;
-
Professora;
-
Conferencista.

Lúcia Maria Mergulhão, natural de Poção - PE, é formada em História pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduada em Pedagogia pela Faculdade Olindense de Formação de Professores (1993). Em seu currículo, consta, também, a formação em Sexologia, pela Universidade de Brasília (1996), área em que tem atuado com destaque e recebido grande reconhecimento.

Em 1996, representou o estado de Pernambucojunto ao Fundo de População das Nações Unidas, na elaboração do projeto Curso de Multiplicadores em Educação Sexual, cujo foco era colaborar com a educação sexual de adolescentes.
Tornou-se psicanalista em 1998, pela ABEPE (Associação Brasileira de Estudos Psicanalíticos do Estado de Pernambuco), passando a disseminar, a partir de então, o legado de Sigmund Freud.
Na constante busca por técnicas de ferramentas terapêuticas, realizou o curso de Hipnoterapia Ericksoniana, pelo Instituto Milton H. Erickson (SP- 1999).
Diante de suas competências profissionais, em 2004, assumiu a vice-presidência da ABEPE, em Recife, a convite do então presidente, Dr. Reginaldo Rufino.
Retornando à sua terra natal, assumiu a missão de divulgar a Psicanálise no interior, criando o primeiro Curso de Formação em Psicanálise, na cidade de Pesqueira-PE, no período de 2009 a 2011.
Em seguida, expandiu o curso para Arcoverde, onde, atualmente está formando a sétima turma de psicanalistas clínicos. Além disso, passou a oferecer, também, o Curso Básico de Terapia Sexual, nas cidades de Caruaru, Recife, Arcoverde (PE) e em Campina Grande (PB).
Na busca incansável de difundir os conhecimentos adquiridos, ao longo de sua vida acadêmica, vemdesenvolvendo pesquisas em estudos relacionados ao comportamento humano, especialmente na área da Psicanálise e da Sexologia, no Brasil e em outrospaíses.
Na visão da Dra. Lúcia Mergulhão, “Quem não divide o saber, não eleva o ser humano.”

